Qual local e instalação ideal para seu compressor de ar funcionar de maneira eficiente e segura?

Neste post vamos orientar você a instalar seu equipamento de forma ideal e segura – afinal, cuidar da casa é a melhor forma de se manter saudável não é mesmo? 😉

Vamos abordar como você deve manter as instalações do seu compressor, garantindo sua eficiência e maior vida útil. Esses são cuidados básicos para a preparação do local de instalação do compressor de ar, evitando acidentes, cuidando assim da sua segurança.


**Vale lembrar**: Os compressores de ar podem ser utilizados em indústrias, obras, oficinas mecânicas, borracharias, serralherias, bicicletárias, metalúrgicas entre outros. Tem dúvidas sobre utilização? Entre em contato conosco, será um prazer atende-lo!

 

## importante ## Antes de qualquer manuseio com o equipamento é recomendado consultar o manual de instrução e garantia. Para instalação de Vasos de Pressão no Brasil os critérios de segurança são estabelecidos pela NR-13 MTB, portanto, devido a possíveis atualizações desta NR, havendo alguma divergência entre os critérios aqui estabelecidos e a NR-13, prevalece às regras da NR-13 vigente no país.

 

## Vamos lá!

Relacionamos itens básicos e essenciais para instalação e manutenção do seu compressor, confira:

  1. Instale o compressor em um local coberto e bem ventilado, arejado, isento de poeira ou de qualquer tipo de poluição.
  2. Como o nível do ruído pode ultrapassar o limite permitido, não é recomendável a permanência de pessoas próximas ao compressor durante o funcionamento, neste caso, recomenda se um isolamento acústico.
  3. Deixe seu compressor numa distância mínima de 50 cm da parede. Evite lugares de difícil acesso como sacadas, parapeitos, sótão entre outros lugares. Veja a imagem em destaque.
  4. Seu compressor deve sempre estar nivelado, para que a lubrificação do equipamento não fique comprometida, também com amortecedor de vibração – compre aqui o seu caso precise https://pecas.chiaperini.com.br/kit-vibraless-amortecedor-de-vibracao-ch-320-chiaperini . Verifique a capacidade necessária para o seu equipamento.
  5. Verifique periodicamente o alinhamento entre o volante e a polia, o tensionamento da correia e o sentido de rotação.
  6. O compressor possui partes girantes, nunca faça manutenções ou reparos com o compressor em funcionamento ou conectado à rede elétrica. Para utilizar o compressor mantenha as proteções na posição original e montadas corretamente. Esta deverá ser substituída caso esteja danificada.
  7. Para motores a partir de 2CV, o acionamento deve ser através de chave contatora (eletromagnética) com protetor térmico.
  8. Não se esqueça da limpeza e troca do filtro de ar, troca de óleo e fazer drenagem no reservatório (Conforme indicado no manual).
  9. Caso verifique algum vazamento, trinca ou deterioração por corrosão, suspenda imediatamente a utilização do equipamento e procure uma assistência técnica autorizada, pois isso pode ocasionar uma explosão.
  10. Use equipamento de segurança individual (EPI) adequado. Recomendamos a utilização de luvas resistentes, óculo de segurança, mascara de proteção respiratória, e proteção auditiva.

 

Ficou alguma dúvida, ou caso você tem alguma pergunta a respeito, entre em contato
com a nossa assistência técnica através do telefone ou e-mail, estamos à disposição!
(16) 3954-9400 ramal 2
astecnica@chiaperini.com.br

 

Lembre-se: sua segurança sempre em primeiro lugar!
Um compressor bem instalado e armazenado é sinal de
qualidade de vida e serviço bem feito!    

 

Qual local e instalação ideal para seu compressor de ar funcionar de maneira eficiente e segura?